Pterígio

Popularmente conhecido por “carne crescida” ou “carne nos olhos”, o pterígio é uma doença caracterizada pelo crescimento de uma membrana na superfície do olho em direção a córnea. Essa membrana é causada pela proliferação fibrovascular da conjuntiva sobre a córnea. A conjuntiva é a camada mucosa que reveste a parte branca do olho e cuja função é proteger o globo ocular de corpos estranho.

E por que o pterígio aparece?

A causa mais comum é a tendência genética associada a fatores ambientais, como exposição ao sol (radiação ultravioleta). Trata-se de uma resposta do olho a um processo de irritação ocular crônica, em que a exposição à luz solar e ao vento têm um papel importante.

Quais os sintomas do pterígio?

O pterígio é normalmente benigno, porém pode aumentar de tamanho e causar sintomas como: vermelhidão, sensação de areia, coceira e até mesmo distúrbios visuais com mudança do grau, podendo até bloquear a visão em casos mais avançados.

Qual o tratamento para o pterígio?

Em casos leves, o pterígio inicial pode ser tratado com colírios lubrificantes e proteção solar. Quando a lesão causa incômodo, seja por sua aparência inestética ou pela irritação que causa nos olhos, a cirurgia é indicada com a remoção do pterígio e resolução do quadro. A técnica cirúrgica foi aprimorada ao longo dos anos para reduzir as chances de recidiva. Atualmente, a técnica mais moderna é o transplante de conjuntiva associado ao uso de uma cola biológica (cola de fibrina), proporcionando maior conforto durante e após a cirurgia.

×