Degeneração da Mácula

A DMRI ou Degeneração Macular Relacionada com a Idade, é uma doença que acomete a mácula, área central e mais nobre da retina, localizada no fundo do olho.

Atualmente, essa doença é uma das principais causas da cegueira no mundo ocidental, principalmente em indivíduos nas faixas etárias superiores a 50 anos.

No estágio precoce da DMRI, o paciente pode ser assintomático ou apresentar somente redução visual leve. Contudo, com o avançar da doença, o indivíduo apresenta visão embaçada, perda de contraste, perda do campo visual e pode ter perda visual grave nas formas avançadas.

Nas formas iniciais, a DMRI é caracterizada pelo aparecimento de drusas. Muitas pessoas acima dos 60 anos têm algumas drusas, mas permanecem sem sintomas e não evoluem para a perda visual. Porém, a doença tem caráter crônico e pode evoluir a estágios mais avançados com o envelhecimento.

A DMRI pode ser classificada em duas formas: úmida (exsudativa) ou seca. Na seca, os achados principais são drusas (depósitos amarelados que se acumulam entre as células da retina) e/ou atrofia da mácula (perda dos fotorreceptores com comprometimento grave da visão). Na forma úmida, a principal característica é o aparecimento de vasos sanguíneos anormais de coróide, que causam extravasamento de sangue, material lipoproteico e sendo assim, ocorre desorganização acentuada do tecido retiniano com consequente perda visual.

Diversos fatores podem ser associados ao aparecimento da DMRI:

• História familiar da doença;
  • Pele clara e com olhos azuis ou verdes;
  • Exposição excessiva à luz solar;
  • Dieta rica em gorduras;
  • Fumo;
  • Hipertensão arterial;
  • Doença cardiovascular.

O diagnóstico é feito com o exame de mapeamento de retina por um oftalmologista capacitado. Alguns exames complementares podem ser solicitados para comprovação diagnóstica, classificação, programação de tratamento e avaliar prognóstico da doença. Esses exames são: retinografia, angiofluoresceinografia, angiografia com indocianina verde e tomografia de coerência óptica (OCT).

Tratamentos

Existem diversos tipos de tratamento para a degeneração macular. Inicialmente as primeiras medidas são: cessar o tabagismo, diminuir a ingestão de gordura, manter peso e pressão arterial saudáveis, aumentar ingestão de alimentos antioxidantes como vegetais de folha verde e peixes. Alguns pacientes, sobretudo aqueles com as formas mais graves, podem se beneficiar do uso de suplementos vitamínicos. Contudo, há de se ressaltar que nem todos os pacientes com DMRI apresentam necessidade deste tratamento, sendo sobretudo uma indicação do médico oftalmologista. O uso de medicamentos dentro do olho (injeção intravítrea) é o tratamento mais indicado para as formas de DMRI exsudativa, com o uso de medicamentos anti-angiogênicos ou corticoides. O tratamento com laser pode ser realizado em casos selecionados, contudo o tratamento tende a ter melhores resultados quando associado.

Indivíduos com perda visual grave que já apresentam lesões cicatriciais irreversíveis da DMR podem se beneficiar de auxílios de visão subnormal, como as lupas e telelupas, vídeos eletrônicos magnificadores e reabilitação visual para melhorar a qualidade de vida desses indivíduos.