Glaucoma

O Glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. É uma doença crônica e ao mesmo tempo silenciosa, pois o paciente não nota o surgimento da doença até que a mesma tome proporções muito avançadas e com danos graves à visão. No glaucoma, ocorre um dano progressiva ao nervo óptico, normalmente associado ao aumento da pressão intraocular (pressão dentro do olho). O nervo óptico é responsável por captar as informações que enxergamos e transmiti-las ao cérebro. Quando o glaucoma afeta essas fibras nervosas, elas morrem gradualmente, há perda progressiva do campo de visão e pode evoluir à perda total da visão em casos mais avançados.

Quais os fatores de risco pro glaucoma?

O principal fator de risco para o glaucoma é o aumento da pressão intraocular. Também há outros fatores de risco como: envelhecimento, histórico familiar, uso prolongado de medicamentos como corticoide, traumas oculares, anatomia ocular com câmara anterior rasa, entre outros.

E como é feito o diagnóstico do glaucoma?

A suspeita da doença é feita pela medida da pressão ocular e pelo exame clínico do fundo do olho com a observação do nervo óptico. Com essa avaliação podemos identificar pacientes suspeitos que merecem complementação diagnóstica com exames adicionais que irão comprovar ou descartar a doença.

Como é feito o tratamento do glaucoma?

O tratamento depende do tipo de glaucoma (congênito, ângulo aberto, ângulo fechado, secundário a outra condição ocular ou sistêmica, etc) e do estadiamento (gravidade da doença). De modo geral, o tratamento pode ser feito com colírios, laser ou cirurgia, dependendo de cada caso.

Procure sua oftalmologista para investigar essa doença e trata-la de maneira adequada.