Alergias Oculares

Nossos olhos são revestidos por uma membrana delicada, chamada conjuntiva. Essa membrana é sensível e pode sofrer com inflamação ao ser exposta a substâncias irritativas como poeira, pólen, ácaros, substâncias químicas, microrganismos e até mesmo lentes de contato, causando alergia ocular.

A alergia ocular pode acometer pessoas de qualquer idade, desde crianças a idosos. Pessoas que sofrem com doenças como rinite, sinusite e asma tem uma maior predisposição a ter alergia ocular, devido as fragilidades imunológicas que esses problemas provocam.

Quais são os sintomas de alergia ocular?

As principais queixas de quem sofre com a alergia ocular são:

• Coceira nos olhos
  • Vermelhidão
  • Ardência
  • Secreção
  • Inchaço das pálpebras
  • Sensibilidade a luz

Como é feito o tratamento?

O primeiro passo no tratamento da alergia ocular é identificar o fator causador e evitar a exposição e contato com essas substâncias (exemplo: poeira, mofo, substâncias química, ácaro, pelos de animais, etc.) e sempre deixar os ambientes arejados. Além disso, o tratamento pode ser feito com colírios lubrificantes, anti-histamínicos e até mesmo corticoides nas crises. Os colírios visam promover alívio dos sintomas, diluir os alérgenos presentes na superfície ocular, controlar a produção de histamina (que deflagra a crise alérgica) e interromper o processo alérgico. Cada colírio tem um mecanismo de ação diferente e deve ser indicado pelo oftalmologista a depender da gravidade da alergia. Lembre que medicamentos tem efeitos colateriase se usados de maneira inadequada e podem prejudicar de maneira irreversível sua visão, por isso, não use medicamentos sem orientação médica.