Catarata
O que é a Catarata?
Você já ouviu falar sobre o Cristalino? Nós temos uma lente natural, que fica dentro do olho e é chamada de cristalino. O próprio nome já diz: sua estrutura é naturalmente transparente, contudo, com o passar dos anos ou por consequência de alguma outra condição, ela pode se tornar fosca e opaca formando a catarata.
Com a formação da catarata, o cristalino perde gradativamente a capacidade de exercer sua função de focar a luz e imagens na retina, causando um embaçamento progressivo da visão, com perda da qualidade e nitidez das imagens e pode levar até a cegueira nos casos avançados.
Quando suspeitar da Catarata?
Devemos suspeitar da catarata quando notamos piora da visão podendo ocorrer de algumas formas:
- Embaçamento visual com dificuldade para ler de longe ou perto
- Percepção de halos ao redor das luzes
- Redução da nitidez das cores e perda do contraste (imagens sem cor e foscas, dificuldade com enxergar em ambientes pouco iluminados)
- Alteração frequente do grau dos óculos (principalmente em idosos).
Atenção, pois a catarata pode ocorrer de maneira assimétrica, ou seja, muitas vezes o paciente pode ter prejuízo da visão em apenas um olho e o sintoma passar desapercebido por compensação do outro olho.
A principal causa de catarata é o envelhecimento, porém condições como diabetes, tabagismo, uso de corticoides, excesso de exposição à radiação UV, traumas, infecções e outras condições podem causar catarata.
O diagnóstico é confirmado com exame oftalmológico completo por médico capacitado, que irá definir o estágio da doença, avaliar se há outra condição relacionada à redução da visão e programar o tratamento com segurança.
Como é feito o tratamento da catarata?
O tratamento para a catarata é feito com cirurgia, não há medicamentos ou exercícios que curem a doença ou estacionem a sua evolução.
A cirurgia moderna de catarata (facoemulsificação) é uma das cirurgias mais realizadas no mundo. O procedimento dura cerca de 20 minutos e é muito seguro. Na cirurgia é realizada a troca do cristalino doente por uma lente intraocular transparente que irá proporcionar melhor visão. A remoção da catarata é feita através de um pequeno corte com auxílio de ultrassom que fragmenta e aspira o cristalino, logo após, a lente intraocular é implantada dobrada e se abre dentro do olho.
O procedimento é tranquilo para o paciente, fazemos com anestesia local e sedação leve para dar conforto. É necessário fazê-lo em um ambiente cirúrgico com equipe treinada e profissional especializado.
Você sabia que...
Em toda cirurgia de catarata é implantada uma lente intraocular. Sempre planejamos o grau final e conseguimos chegar bem próximo do desejado devido as modernas técnicas de medição do tamanho do olho (biometria).
Existem vários tipos de lentes intraoculares. A seleção da lente é feita de maneira individualizada. Não existe “a melhor lente”, mas sim a melhor lente para cada caso. Atualmente é possível atingir resultados muito bons com independência de óculos, entregando boa visão longe, intermediária e perto.
É possível reverter a cegueira por catarata com a cirurgia adequada
A cirurgia de catarata aumenta a qualidade de vida e reduz o risco de queda em idosos