Doença do olho seco

A Doença do Olho Seco é uma das doenças oculares mais prevalentes na nossa população e está associada a diversos sintomas que podem ter um grande impacto na visão e na qualidade de vida dos pacientes.

Essa doença ocorre quando a lágrima não consegue manter o olho lubrificado adequadamente e isso leva a um processo inflamatório que pode causar lesões na superfície do olho e desconforto ocular. Os sintomas relacionados ao olho seco são: dor ocular, irritação, vermelhidão, sensibilidade a luz, sensação de areia nos olhos, intolerância a ambiente com ar condicionado, dificuldade para uso de telas e leitura.

E por que os olhos ficam secos? Isso pode ocorrer por 3 motivos:

• Deficiência aquosa: quando produzimos menos lágrima do que o esperado
  • Deficiência lipídica: pelo aumento da evaporação da lágrima (ligado a desbalanço da gordura das glândulas palpebrais)
  • Quadro misto: em que há os dois componentes anteriores

Quais são os principais fatores de risco para ter a doença do olho seco?

• Idade avançada
  • Gênero feminino
  • Menopausa
  • Doenças sistêmicas como o diabetes mellitus
  • Uso de lentes de contato
  • Uso de medicamentos, geralmente antialérgicos e antidepressivos.
  • Cirurgias oftalmológicas
  • Condições ambientais (uso de ar condicionado, baixa umidade ambiental, uso prolongado de eletrônicos)

Existem vários tratamentos para o olho seco e seu oftalmologista irá indica-los de maneira individualizada. De modo geral é fundamental saber sobre doenças pré-existentes, fatores ambientais e uso de medicamentos que podem agravar a doença. Ter bons hábitos de vida como alimentação rica em ômega-3, hidratação adequada, redução do uso de telas e da exposição ao ar condicionado auxiliam no tratamento. Além disso, o uso de colírios lubrificantes promovem alívio dos sintomas. Em alguns casos, precisamos utilizar anti-inflamatórios ou realizar procedimentos como aplicação de luz pulsada, termo pulsação ou plugs de vias lacrimais para tratar a condição.